Meditar é necessário?

2 entradas / 0 new
Última entrada
Nuno
Offline
Last seen: 9 anos 5 meses atrás
Membro desde: 18/06/2008 - 17:52
Meditar é necessário?

Quem pratica Zen diz que a meditação (zazen) pode trazer benefícios físicos e mentais, melhorando a concentração, etc. É só coisas boas... Mas essa prática fundamental do Zen, meditação sentada, será realmente necessária para uma pessoa que se considere praticante Zen, consiga esses benefícios?
Zen é um estilo de vida, e quando se para numa esplanada a olhar para o nada durante 5min, no meu entender, já é meditação. Será necessário ser purista ao ponto de acender uma vareta de incenso, contar os ciclos de inspiração e expiração, e estar sentado na posição de lótus? B-)

abraços relaxados

Anónimo
a meditação hoje

Acho que nos dias que correm, ningúem tem tempo para acender incenso e manter-se na posição de lótus, inspirando e expirando silenciosamente, durante meia hora! Com as vidas agitadas que levamos é importante procurar "substitutos de meditação" - estar numa esplanada à beira-mar a tomar um café, um banho de espuma uma vez por semana, passear num jardim num fim de tarde de Verão... No fundo, todos precisamos de "me time" (tempo para nós!) Não importa o que se faz, o importante é fazê-lo!

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários