7 ideias chave para a felicidade em família

Família contente

Quem não quer uma família feliz? Porém, sente muitas vezes o sonho da sua família feliz a desvanecer? Não se preocupe, não está sozinho. Mas dá que pensar, não é verdade? Como é que uma coisa que todos queremos, é tão difícil de alcançar? Talvez porque não estejamos a trabalhar para consegui-lo da melhor forma ou então estamos presos na célebre situação “um passo para a frente, dois passos para trás”. A realidade é que alcançar a felicidade em família não é tão difícil como possa parecer, mesmo nestes tempos de stress diário e falta de tempo. Requer apenas que se concentre nestes 7 aspetos chave. Boa sorte!

  1. Pare de tentar viver e comece a viver. Não precisa de fazer um esforço sobre humano para ter uma família feliz, por isso, porque é que se está a dar a todo esse trabalho? Pode ir até ao fim do mundo em busca da felicidade e provavelmente não a encontrará. Pode encontrar pessoas felizes e estilos de vida saudáveis que, por sua vez, levam à felicidade mas… não existe uma solução mágica. Pode trabalhar até à exaustão, mas isso também não lhe vai trazer felicidade. A felicidade não é um prémio que se conquista, a felicidade vive-se.
  2. Faça da felicidade em família uma prioridade e não apenas palavras. Aquilo que diz a si próprio ou aos outros não interessa. O que interessa é aquilo em que se concentra ou não. Em que se concentra diariamente? O foco da sua vida deve ser consistente com as suas prioridades. Aquilo que faz todos os dias está concentrado na sua felicidade e na felicidade da sua família?
  3. Pare de pensar naquilo que quer e viva o momento. A felicidade não é um estado teórico que existe no futuro, a felicidade apenas existe no aqui e no agora. Provavelmente está a pensar naquilo que pode fazer para aumentar o nível de felicidade da sua família e, embora isso seja ótimo, limitar-se ao pensamento não vai tornar esse desejo numa realidade. Como já vimos, nem as ações trazem felicidade. A melhor forma de descobrir a felicidade em família é deixar de a procurar. Essa felicidade já existe no seu coração – você é que ainda não se deu conta! A felicidade não se cria para ser desfrutada, a felicidade desfruta-se porque ela já existe em nós. Ser uma família feliz passa por partilhar este conhecimento e desfrutar da felicidade em conjunto, no momento, todos os dias.
  4. Dedique alguns momentos ao membro da família com quem quer ter uma relação mais próxima. Dê a essa pessoa a sua atenção total. Respeite o seu espaço pessoal, mas quando essa pessoa precisar da sua atenção total, dê-a, mesmo que não queira, não possa ou não lhe apeteça. Ao fazê-lo vai partilhar a felicidade que tem dentro de si e essa pessoa fará o mesmo. Esta é uma das experiências mais íntimas que duas pessoas podem compartir.
  5. Reorganize a sua agenda para que essa reflita a importância da sua família. O tempo é o nosso recurso mais precioso e também o mais limitado. Passe o máximo tempo possível com a sua família, pois, é ela a sua prioridade. Mas atenção, passar tempo com a família não é apenas estarem todos na mesma sala, é partilharem aquela intimidade que traz felicidade.
  6. Saiba que é impossível comprar uma família feliz. Por mais que queira dar o melhor à sua família, muitas vezes, a sua energia estaria melhor canalizada se passar tempo com ela, em vez de estar a fazer coisas para ela. O melhor presente que pode dar à sua família é a sua total atenção. A sua família não precisa de mais brinquedos ou joias, a sua família precisa de si.
  7. Simplifique a sua vida. Elimine a complexidade. Esqueça os ressentimentos e rancores. Focalize-se naquilo que quer agora, neste momento. Se quer ter uma vida familiar assente na felicidade, partilhe a felicidade que tem no coração e faça-o agora. A tralha que existe na sua vida – seja física e/ou emocional – serve apenas para assombrar a sua concentração. Para experienciar verdadeiramente a felicidade que vive no seu coração, precisa de focalizar-se nela com a máxima claridade. Certifique-se que a sua atenção não esteja dividida – simplifique a sua vida ao máximo e seja mais feliz.
Avaliação: