12 ideias para estabelecer uma rotina relaxante

mulher na praia a meditar

Não há nada melhor nos dias agitados que hoje vivemos do que ter uma rotina relaxante, um momento só nosso, onde podemos incorporar uma actividade que nos dê algum silêncio ou que nos permita libertar um pouco de stress. Seja de manhã cedo, à hora do almoço, no final do dia de trabalho ou antes de se deitar, o importante é que seja um momento onde não é incomodado e que seja fácil de manter em termos de rotina. Esta é uma recomendação que pode precisar de algumas semanas para se tornar um hábito, mas que depois dificilmente conseguirá viver sem ela. Inspire-se nestas 12 ideias para começar a planear já uma rotina tranquilizante.

  1. Café matinal. Mesmo que o café não seja a sua bebida de eleição, tem várias excelentes alternativas – chá, chocolate quente, sumo de laranja natural – para o acompanhar num despertar tranquilo. Sente-se a saborear a sua caneca de café fumegante, o silêncio e porque não o nascer do sol. Não há melhor maneira de cumprimentar o dia.
  2. Exercício físico. Há quem tenha numa caminhada ou jogging de meia hora a sua rotina calmante e porque não? De manhã cedo ou no final da tarde, para além de aliviar o stress e permitir uma agradável interacção com a Mãe Natureza, dá-nos tempo precioso para estarmos sozinhos, para pensarmos. E quem diz estas duas actividades físicas, diz qualquer outra – o importante é começar devagar, fazer um bocadinho todos os dias e utilizar esta rotina para se manter mentalmente (e já agora, fisicamente!) activo.
  3. Meditação, ioga ou pilates. Uma das rotinas mais tranquilizantes possíveis é, certamente, aquela que envolve a meditação – algo tão simples como rodear-se de silêncio e concentrar-se na sua respiração durante alguns minutos por dia. Se não é bem isso que procura, uma sessão de ioga ou de pilates é simultaneamente tranquilizante e tonificante, ou seja, algo que trabalha corpo, mente e espírito será uma excelente rotina calmante.
  4. Sessão de gratidão. Este é um ritual simples, mas fantástico. Todos os dias, reserve alguns minutos para pensar nas coisas boas da vida, para mostrar-se grato por tudo aquilo que possui, por todas as pessoas que marcam uma presença positiva no seu quotidiano. Para além de ser tranquilizante, esta rotina obriga-o a ter pensamentos positivos, o que o vai deixar feliz e com vontade de retribuir toda essa gratidão.
  5. Um mantra pessoal. Tal como as empresas têm uma missão ou visão empresarial que orienta o seu trabalho e objectivos, também nós podemos (e devemos!) ter um mantra pessoal – uma frase, três ou quatro palavras ou mesmo só uma, que nos ajuda a lembrar quem somos, o que queremos e para onde vamos. Não subestime o poder das palavras, principalmente quando repetidas, para si mesmo, pelo menos uma vez por dia. Um mantra pessoal é um excelente apoio em momentos de ansiedade, stress ou desconcentração.
  6. Balanço do dia. No final de cada dia, quando estiver a fazer o jantar, a tomar um duche ou mesmo depois de ter apagado a luz para dormir, faça um balanço do seu dia, começando por enumerar três coisas boas que aconteceram. Depois, reflicta sobre o que correu menos bem e como pode ser melhorado – este é um ritual libertador que permite focar os aspectos positivos da vida e aprender a lidar com os negativos de uma forma calma… para dormir descansado e começar bem o dia seguinte.
  7. Banho ou duche. Um banho de imersão (com direito a velas, bolas de sabão e música suave de fundo!) é um ritual relaxante por excelência. Embora nem todos têm tempo para este tipo de rotina, um bom duche pode ser igualmente tranquilizador, até porque o poder terapêutico da água é incomparável a qualquer outro destressante.
  8. Descomprimir depois do trabalho. Foi mais um dia daqueles? Longo, stressante, sem tempo de almoçar em condições ou parar dois minutos para recuperar o fôlego? Aproveite para fazê-lo ao chegar a casa e reserve 30 minutos para descomprimir: pode ser com uma sesta, uma sessão de brincadeira com a pequenada, meditação, o tal banho de imersão ou duche reenergizante… pode ser qualquer coisa, desde que o relaxe.
  9. Manter um diário ou scrapbook. Manter um registo pessoal dos seus dias, pensamentos, opiniões e inspirações é outro ritual relaxante que lhe dará muitos prazeres, independentemente de ser escrito à mão, num blogue ou se lhe apetecer encher um caderno com recortes de imagens inspiradoras.
  10. Conversar. Experimente o seguinte: todas as noites, durante uma hora, sente-se a conversar com a sua cara-metade ou então com toda a família, sem o ruído da televisão ou do rádio. Conversem sobre os vossos dias, a vossa relação, as vossas finanças, os vossos projectos (individuais e em conjunto), os planos para o fim-de-semana, para as férias, para o futuro… Este pode muito bem ser um ritual relaxante, que proporciona momentos de qualidade e de intimidade a dois ou em família.
  11. Hora de leitura. Uma das actividades preferidas de muitas pessoas, aproveitar alguns momentos do seu dia na companhia de um bom livro ou revista, é tudo o que precisa para espairecer, viajar e relaxar, sem sair do sofá!
  12. Ritual pré-dormir. Este momento é ideal para estabelecer qualquer rotina relaxante, onde pode incorporar muitas das ideias acima apresentadas ou ainda outras: preparar a roupa para o dia seguinte, pensar nas três tarefas importantes que tem de fazer amanhã, arrumar o escritório ou a sala, levar o cão a passear, dedicar-se a um ritual de beleza com tónicos e cremes…
Avaliação: