10 técnicas para relaxar em 60 segundos

A rotina e o stress tornam difícil encontrar momentos de descanso na correria do dia-a-dia. Porém, para evitar que o stress regule as nossas vidas e emoções, é fundamental encontrar alguns minutos para relaxar, de forma a conseguir passar os dias calmamente. Sabia que precisa apenas de 60 segundos para fazer alguns exercícios simples que permitem dissipar o stress? Estas técnicas de relaxamento podem ser utilizadas em qualquer altura e várias vezes por dia, de forma a potenciar a boa disposição e a produtividade. Preparado? Precisa apenas de um minuto!

  1. Fazer uma contagem regressiva, olhando para cima: parece um exercício demasiado simples, mas esta técnica permite aumentar a concentração. A contagem deve ser feita de forma decrescente, começando em 60 e terminando em 1. Ao olhar para cima, estimula o sistema nervoso e ajuda a reduzir a pressão arterial, diminuindo o ritmo da respiração, o que causa uma sensação de relaxamento.
  2. Comer um pequeno lanche: parece uma dica sem lógica, mas parar o que se está a fazer para lanchar é um bom método de relaxamento. O próprio ato de mastigar ajuda os músculos do pescoço a relaxar. No entanto, é importante escolher o lanche correto – de preferência algo saudável e energético, com tempo para saborear!  
  3. Anotar as preocupações: manter um diário ou caderno onde podemos escrever tudo e mais alguma coisa, é uma excelente forma de aliviar o stress, pois, permite-nos definir prioridades e dizer "não preciso de resolver tudo agora". Para além disso, permite combater as insónias, uma vez que, quando as coisas que não nos deixam dormir são exteriorizadas, a mente fica mais calma.
  4. Ler: é uma forma de relaxar em momentos de tensão, uma vez que permite evitar os pensamentos que trazem angústia. Pode escolher uma revista, algumas notícias curtas, um jornal ou um capítulo do livro que está a ler atualmente. Ler é uma excelente forma de deixar a mente esquecer, viajar e relaxar... nem que seja por alguns instantes.
  5. Bola de ténis: se possível, coloque uma bola de ténis entre as costas e uma parede de forma a massajar a zona. É importante para relaxar os músculos das costas. Este exercício é mais fácil de fazer em casa, mas se precisar de aliviar a tensão acumulada durante o horário de trabalho, tenha uma bola de ténis guardada no escritório para momentos SOS.
  6. Caminhar durante um minuto: levantar-se do local onde está a trabalhar e caminhar durante um minuto é uma forma simples de não só aliviar a tensão dos músculos, principalmente das pernas e costas, mas também de espairecer a mente, permitindo afastar os pensamentos negativos que lhe possam estar a trazer stress e ansiedade.
  7. Relaxar: a contração involuntária dos músculos é uma das consequências da ansiedade, o que provoca tensão e desconforto. Normalmente, as zonas mais afetadas são o pescoço, as costas e as pernas. Desta forma, é importante alongar estas zonas, fazendo movimentos circulares, para aliviar a contração. Pode começar pelas pernas e fazer aquilo que se chama de descontração progressiva, alongando as pernas, os braços, o pescoço e as mãos. Um minuto por dia, nem sabe o bem que fazia!
  8. Controlar a respiração: um dos principais efeitos da ansiedade é o aumento do ritmo cardíaco. Quanto mais a mente fica conturbada, maior será a sensação de ansiedade. Tentar controlar a respiração é uma forma de baixar o ritmo cardíaco e, por sua vez, diminuir a ansiedade. Inspirar 15 vezes pelo nariz e expirar pela boca (outro bom truque é inspirar e expirar várias vezes pela boca) permite controlar o ritmo cardíaco e diminuir a ansiedade e o stress.
  9. Imaginar que está a flutuar numa nuvem: é um exercício fundamental porque permite utilizar a imaginação guiada, uma importante ferramenta de meditação que permite uma fuga temporária das preocupações. O ideal é usar todos os sentidos, imaginando o que se vê, ouve e cheira.
  10. Não fazer absolutamente nada: após 50 minutos de trabalho é importante parar e não fazer absolutamente nada. Ficar 60 segundos sem fazer nada, com os olhos fechados ou apenas a olhar para o vazio ou pela janela, é uma forma de abstrair a mente do trabalho que está a ser desenvolvimento ou de um problema que tem entre mãos, aliviando consequentemente o stress. Durante estes 60 segundos, é crucial "limpar a mente" para que no regresso às tarefas, possa ver a situação em causa com outros olhos que não os do stress.
Avaliação: