10 atividades zen para fazer durante os fins de semana

Mulher a meditar

Nem todos temos muito tempo para relaxar, pelo que é sempre bom aproveitar folgas, fins de semana e férias para desempenhar atividades que nos façam bem. Algumas destas atividades poderão ser feitas de forma individual, ao passo que outras podem ser feitas em grupo e ambas são necessárias para um estilo de vida saudável. Falemos de atividades zen, experiências calmas e positivas que nos ajudam a relaxar e a ganhar força para enfrentar a vida quotidiana de queixo erguido com toda a confiança em nós próprios. Conheça 10 atividades que poderão ser consideradas zen para fazer durante o fim de semana.

1. Meditação

Claro que esta atividade teria que estar na lista. A meditação é boa para libertar a cabeça dos problemas do dia-a-dia, abandonar a ansiedade e arrumar os pensamentos. É uma boa atividade para desempenhar todos os dias e não só no fim de semana. Verá que se tornará numa pessoa mais equilibrada.

2. Ioga

Existem diferentes tipos de ioga, no entanto poderá procurar aquele com o qual mais se identifica. A prática deste desporto é benéfica para corpo e para a mente e, caso não o possa praticar durante a semana, marque as suas aulas para o fim de semana. Sairá da aula como se estivesse nas nuvens de tão relaxado que estará.

3. Tai shi chuan

Outro desporto relaxante é o Tai Shi, também conhecido como o ioga chinês. É como se fosse uma meditação com movimentos leves que unem corpo e mente, fazendo-os conectar e deixando-os em plena paz partilhada. Serve, também, para relaxar e encontrar o seu real “Eu”.

4. Natação

O esforço físico do desporto mais completo é também positivo e zen devido ao facto de se estar a trabalhar e cansar o corpo em silêncio. É bom para arrumar ideias ou para esquecer os problemas do dia-a-dia.

5. Meditação Mindful

Este tipo de meditação guiada liga o corpo e a mente em pleno contacto. É um conceito baseado na meditação budista que se acredita estar grandemente ligada ao bem-estar físico e emocional. É, portanto, uma prática boa para afastar e curar problemas como a depressão e a ansiedade.

6. Paddleboarding

Regressando à água, que é uma boa terapia, temos o paddleboarding, que é praticado numa prancha grande deitado, de joelhos ou em pé. Aconselha-se, para o estado zen, a prática de paddleboarding em pé. Sentir-se-á como que a caminhar sobre a água do oceano.

7. Jogging

Correr a ouvir música ajuda a manter um estado zen. Poderá também arrumar as ideias mas, tal como no caso da natação, o silêncio do desporto causa também momentos de descontração e afastamento dos problemas.

8. Crossfit

E, como o desporto é uma constante nesta lista, temos também o desporto da moda: Crossfit. Ao trabalhar o corpo de forma intensa e cansativa dá-se um intervalo à mente e, após a prática, dormirá melhor, o que é ótimo para se manter em estado zen.

9. Ouvir música calma

Deixe-se relaxar, sozinho, a ouvir música calma. Liberte a mente de pensamentos e deixe-a divagar para atingir um estado zen. Poderá até adormecer para recarregar energias, mas mesmo mantendo-se acordado, encontrará a paz de que precisa.

10. Tomar um banho de imersão

Esta sugestão vem com um aviso: os banhos de imersão gastam muita água, pelo que não devem ser uma prática regular. Deite-se na banheira cheia de água morna ou quente, com espuma, incenso e velas e tire meia hora só para si. Deixe-se relaxar com os aromas das velas e incenso, feche os olhos e simplesmente deixe-se levar pela calma até atingir um estado zen.

Ficaram aqui então 10 sugestões para atividades zen que poderá fazer no seu tempo livre. Aproveite cada sugestão e guarde algum tempo, frequentemente, para si, para relaxar e para se manter calmo perante a loucura do quotidiano.

Avaliação: