10 alimentos que nos deixam mais felizes

Felicidade… sensação, sentimento, estado de espírito. De que forma poderá a alimentação que praticamos influenciar o quanto somos e nos sentimos felizes? Sabia que certos alimentos são mais eficazes do que outros, no que diz respeito à felicidade? Organizamos uma lista de dez alimentos felizes que em comum têm diferentes nutrientes – como o aminoácido triptofano, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, magnésio, selénio, ácidos graxos e vitaminas do complexo B – que influenciam o nosso humor, fazendo com que nos sintamos mais felizes. 

1. Chocolate

Para além do seu sabor delicioso, do seu cheiro apetitoso, e da sua aparência quase sempre irresistível, o chocolate é um alimento muito rico em triptofano. Possui teobromina, um alcaloide da família da cafeína que tem um efeito estimulante, juntamente com magnésio que proporciona o relaxamento, reduz a ansiedade e os níveis de stress. 

2. Mel

A sua doçura, a textura aveludada, a cor quente e dourada são já por si só bastante atraentes. Para além do seu aspeto visual, o mel conta com um elevado índice de glicose, o que provoca uma sensação de prazer devido à serotonina que faz libertar. Este alimento possui minerais como o potássio e o cálcio, que favorecem o combate à depressão e ajudam a acalmar.

3. Aveia

Composta por carboidratos e rica em triptofano, a aveia ajuda o organismo a libertar serotonina, aumentando assim a sensação de felicidade – o que por sua vez, diminui os índices de depressão e combate as insónias. 

4. Banana

Também conhecida como a “fruta do amor”, uma banana madura é sempre doce, sempre deliciosa. Tem nos seus principais nutrientes, elementos como o triptofano, magnésio, carboidratos, potássio, as vitaminas biotina e B6. Esta última previne a depressão, ansiedade e a irritação, atuando ainda no sistema cognitivo, com a síntese de neurotransmissores. O resultado? Pura felicidade!

5. Laranja

A laranja é um condutor por excelência de vitamina C para o nosso organismo. Esta vitamina, além de benéfica no combate a constipações e gripes, é também eficiente na melhoria do humor, no relaxamento muscular e na luta contra o stress, através da diminuição das hormonas do stress no sangue. Ao reduzir os fatores que levam a desequilíbrios físicos e emocionais, aumenta a felicidade! 

6. Pimenta

"Se dizes asneiras, ponho-te pimenta na língua"… Quem nunca ouviu esta antiga máxima de educação durante a sua infância? A verdade é que a pimenta ajuda a emagrecer, uma vez que aumenta o metabolismo, contribui para uma sensação de euforia, reduz o stress e melhora a depressão. E tudo isso devido à capsaicina, o ingrediente responsável pelo paladar picante da pimenta, e que lhe é tão peculiar. A capsaicina estimula as terminações nervosas da língua, o que aumenta a produção de endorfinas e, consequentemente, os níveis de felicidade. 

7. Espinafres

A arma do Popeye da nossa infância, para se fortalecer e renovar... e com razão! Os espinafres ajudam, de facto, a eliminar a tristeza, pois contêm potássio e ácido fólico, ingredientes que combatem a depressão e a esquizofrenia, lutando ainda contra as doenças degenerativas em geral. A ausência de potássio e ácido fólico no nosso organismo é responsável não só por depressões, mas também por cansaço, insónias, fraqueza, apatia e outros efeitos nocivos. Uma dose de espinafres por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!

8. Grão-de-bico

Este grão é rico em triptofano, o aminoácido responsável pelo bom humor. Para além disso, o grão-de-bico possui ainda carboidratos que estimulam a passagem do triptofano para o cérebro, aumentando assim a produção de serotonina e a sensação de felicidade. O magnésio está também presente na constituição destes grãos, proporcionando o relaxamento e reduzindo tanto a ansiedade, como o stress. 

9. Salmão

O salmão é rico em ômega3, o que equivale a dizer que é rico numa substância que em muito favorece o bom humor, para além de diminuir os níveis de colesterol no sangue e de auxiliar o funcionamento do cérebro e do coração. O ômega3 presente no salmão aumenta a eficácia dos recetores de serotonina no cérebro, o que proporciona agradáveis níveis de felicidade. A carência de ômega3 no nosso organismo provoca tristeza e mau humor. 

10. Frutos do mar

São alimentos ricos em zinco e selénio: enquanto o zinco aumenta os níveis de atenção, o selénio é eficaz no combate à tristeza e fortalece o corpo, defendendo-o da fadiga e das dores musculares. A falta destes nutrientes implica um aumento do risco de apatia, cansaço e depressão. São dois dos muitos minerais presentes na alimentação que nos trazem mais felicidade.

Bom apetite e… muitas felicidades!

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Avaliação: